Biodiesel – B100

A alternativa mais concreta e viável para a descarbonização das operações logísticas

Juliana Antunes

Recentemente, tem-se estudado a aplicabilidade do biodiesel B100 para veículos motores à diesel.

Inicialmente, temos que o biodiesel é um biocombustível proveniente de biomassa, que consiste em uma matéria orgânica de origem vegetal ou animal, a exemplo de óleos vegetais ou gordura animal.

Pode-se concluir que biodiesel é a energia que vem das plantas, desta forma sendo menos poluente e muito mais sustentável. O biodiesel B100 nada mais é do que o combustível 100% composto de biodiesel, sustentável.

Contudo, mesmo após muitos anos de estudo, uma questão que ainda paira no ar quando falamos da implantação do B100 é: “é mesmo possível utilizar o B100 para todos os veículos motores à diesel?”

Essa é uma questão muito importante para ser pensada pelos empresários do ramo, uma vez que o Brasil é movido pelo transporte rodoviário, por veículos que se movem pela força do diesel comum.

Ocorre que, em nosso país, acontece a mistura de uma pequena porcentagem de biodiesel no diesel comum, que está em torno de 12%, devendo este percentual ser aumentado gradativamente a cada ano.

Entretanto, neste ano de 2023, uma grande empresa do ramo alimentício teve uma iniciativa para rodar um projeto para implantar o biodiesel B100, ou seja, 100% composto de biodiesel, sustentável, em sua frota própria, e o teste será feito inicialmente em três caminhões.

Na mesma linha, uma das maiores empresas de grãos do Brasil, também busca a implantação do B100 em seus maquinários e frotas particulares, com um projeto que roda desde 2019, buscando aproveitar planta de soja esmagada, com a expectativa de abranger 300 caminhões.

Evidentemente o B100 é a alternativa mais concreta e viável para a descarbonização das operações logísticas que envolvem em sua maior parte o transporte rodoviário.

Pelo observar dos acontecimentos e notícias mundiais, é possível notar que dentre as principais questões estão as medidas que devem ser tomadas para gerar maior sustentabilidade de operações e da própria humanidade. Neste ponto e diante da realidade brasileira, o biodiesel B100 merece uma atenção e investimento especiais.

* Juliana Antunes é advogada no escritório Cristiano José Baratto Advogados.

OUTROS ARTIGOS & NOTÍCIAS