Novo painel da CNT do transporte aquaviário mostra que setor cresceu em 2020

Novo painel da CNT do transporte aquaviário mostra que setor cresceu em 2020

Ferramenta online de consulta aos indicadores do setor mostra que a movimentação portuária no Brasil cresceu 4,4% no primeiro semestre de 2020.

A Confederação Nacional do Transporte lança, nesta quarta-feira (12), o Painel CNT do Transporte – Aquaviário, ferramenta online de consulta às estatísticas do setor por meio da qual é possível realizar a análise de informações específicas e segmentadas, recortes e cruzamentos. A partir do painel, podem ser extraídos dados históricos da movimentação portuária, utilizando diferentes filtros, como instalação portuária, tipo de mercadoria, perfil da carga e tipo de navegação. Esse é o segundo painel dinâmico disponibilizado pela CNT neste ano – o primeiro foi o de transporte aéreo de cargas e passageiros, divulgado em 9 de junho.

Conheça o Painel CNT do Transporte – Aquaviário

Os indicadores do painel revelam que a movimentação dos portos públicos e terminais privados no Brasil, de janeiro a junho de 2020, cresceu 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 537,9 milhões de toneladas. Tal crescimento foi registrado em meio a uma crise que impactou fortemente outros segmentos do transporte.

Considerando o perfil da carga, os granéis sólidos representaram 60,1% da movimentação total das instalações portuárias brasileiras nos seis primeiros meses de 2020, com 323,5 milhões de toneladas movimentadas. Já o transporte de granéis líquidos e gasosos somou 134,2 milhões de toneladas; e o de carga conteinerizada, 54,8 milhões de toneladas.

O presidente da CNT, Vander Costa, afirma que esse lançamento reforça o compromisso da entidade em disponibilizar uma ferramenta de fácil consulta que contém indicadores atualizados, consistentes e confiáveis sobre os diferentes modos de transporte. “O transporte aquaviário mostra sua força durante a crise. Essencial ao país, continuou a movimentar e a permitir o funcionamento das cadeias logísticas que dependem das navegações marítima e hidroviária. E o histórico desses números e suas composições podem ser visualizados, de forma bastante dinâmica, com esse painel que lançamos hoje”, diz.

Alguns dados que podem ser extraídos do Painel CNT do Transporte – Aquaviário
– Os portos privados movimentaram 65,3% das cargas; enquanto os públicos foram responsáveis por 34,7%, entre janeiro e junho de 2020;

– No ranking de movimentação dos portos em 2020 (janeiro a junho), os terminais de Ponta da Madeira-MA (15,1%) e o de Santos-SP (10,3%) lideram as estatísticas;

– Na avaliação por tipo de movimentação, a navegação de longo curso aparece na frente com 69,8% do total, seguida da cabotagem (23,3%) e da navegação interior (6,6%);

– No agrupamento de produtos mais transportados, a maior parcela foi de minérios, escórias e cinzas (32,1%), seguidos por combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas e ceras minerais (25,7%).

Fonte: CNT

OUTROS ARTIGOS & NOTÍCIAS