Nos dias 26 e 27 de julho, tivemos a brilhante realização do I CONGRESSO PARANAENSE DE DIREITO BANCÁRIO, organizado pela comissão do direito citado da OAB/PR, onde foram reunidos mais de 300 participantes de diversas comarcas do estado e de outros.

Na oportunidade, os assuntos discutidos trouxeram uma maior clareza aos congressistas que desfrutaram das palestras dos convidados que expuseram de forma clara e dinâmica o conteúdo programado.

Com destaque para a apresentação da Dra. Sandra Bauermann, que palestrou brilhantemente sobre um assunto de extrema importância nas vidas dos cidadãos de todas as classes: O SUPERENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES.

A dificuldade em conseguir controlar os gastos atinge grande parte da população, esse comportamento advém de inúmeras razões, pode ser psicológica, material ou mesmo de falta de comprometimento com a situação econômica existente, contudo, o resultado é o mesmo…

Quando do superendividamento instalado, o problema se espalha pelos arredores do superendividado, perde não somente a cidadão com o nome comprometido, mas a sociedade como um todo, pois há o afastamento do consumidor da roda de consumo e alavanca do comércio.

O problema está sendo resolvido com as câmaras de conciliação entre devedores e credores, que são convidados a renegociar a dívida em patamares que o cidadão possa arcar e não comprometer sua subsistência.

De acordo com a Dra. Sandra, o índice de sucesso das câmaras está em 70%, isso sem contar com o registro dos casos que começam a negociação no compromisso e terminam a realização de forma particular, que não está computado nesse percentual.

“Foi um congresso abrangente, mostrando vários aspectos do Direito Bancário. Tivemos um bom retorno por parte dos congressistas, que elogiaram o formato, a organização e o nível das palestras. Acabamos criando uma reunião extraordinária para acolher sugestões dos congressistas para eventuais futuras edições”, relatou o presidente da Comissão de Direito Bancário, Emerson Fukushima.

O escritório de advocacia CJBA esteve presente no congresso com a participação do Dr. Huelton Diniz, que empolgadamente relatou a todos a importância de extensão do conhecimento adquirido no congresso e Parabeniza a OAB/PR pela conduta de inovação e crescimento junto aos advogados militantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

dois × 2 =

limpar formulárioPostar Comentário