A análise SWOT aplicada à advocacia
Cada vez mais advogados e escritórios de advocacia tem se conscientizado da importância do planejamento estratégico e de uma gestão voltada para resultados. A alta competitividade do mercado aliada a oferta, tem feito com que os profissionais da área do Direito busquem um advocacia mais eficaz.
Para auxiliar os profissionais que buscam o desenvolvimento de uma boa gestão estratégica, existe, dentre outras, a ferramenta SWOT.
Trata-se de uma das mais conhecidas ferramentas de gestão, de excelentes resultados e considerada de fácil aplicação.
S.W.O.T. – é sigla de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
Traduzido para o português fica a sigla FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
A gestão estratégica considera o ambiente organizacional e o divide em duas partes:
1) Ambiente interno ou microambiente – Trata-se de onde encontramos as Forças e Fraquezas.
2) Ambiente externo ou macroambiente – Refere-se a onde localizam-se as Oportunidades e as ameaças.
Compreende-se que no microambiente é onde se localizam tudo aquilo que o advogado deve ter controle. Por exemplo: os serviços advocatícios ofertados, as áreas de atuação do escritório, os preços praticados, a região que pretende atingir e o respectivo nicho de mercado, além das formas de divulgação que o escritório escolherá para captar novos clientes. Na aplicação da matriz SWOT, deve-se subdividir tais fatores entre os que representam destaque na organização (Força) e aquilo que precisa ser melhorado (Fraquezas).
Já no macroambiente, é onde se encontram as intercorrências das quais o escritório ou o profissional não possui controle. Por exemplo: uma nova Lei ou alteração, mudança de Governo, crises macroeconômica, ou seja, tudo aquilo que se faz necessário uma adequação do Escritório.
Se você realmente deseja começar a implantar a gestão estratégica, este é um ótimo início.
Como funciona na prática a aplicação da Ferramenta SWOT?
Forças – Liste as áreas de destaque de seu escritório, habilidades e pontos positivos
Fraquezas – identifique as limitações do escritório, as áreas e processos que se fazem necessário melhoria.
Oportunidades – analise as tendências das áreas de atuação de seu escritório, observe o que seus concorrentes de destaque fazem e como você pode melhor e adequar tais medidas.
Ameaças – Avalie as situações que podem ocorrer em curto e médio prazo e prepare-se. Embora não tenhamos controle sobre o ambiente externo, podemos nos adequar e minimizar eventuais impactos.
Everson Brugnolo – Administrador, Professor e Consultor Empresarial.