Conheça as diferenças e os elos estratégicos entre gestão da cadeia de suprimentos e logística

Yasmin de Lima Mohammad

Embora a logística seja uma parte bastante importante da gestão da cadeia de abastecimento, ainda é apenas uma parte de um quadro ainda mais amplo. A gestão da cadeia de suprimentos, do inglês Supply chain management (SCM), refere-se às atividades que criam produtos a partir de matérias-primas e os entregam ao cliente. Ademais, envolve a supervisão de uma rede vasta de subfornecedores, fornecedores, fabricantes, parceiros logísticos, distribuidoras atacadistas, varejistas e usuários finais. As relações entre as partes interessadas na cadeia de abastecimento variam: podem ser verticais, como entre fornecedores de peças e materiais, fabricantes e retalhistas, ou horizontais, onde uma empresa se funde ou adquire um negócio semelhante, que opera na mesma fase da cadeia de abastecimento. Finalmente, a SCM também se concentra na melhoria dos processos da cadeia de abastecimento, o que pode beneficiar tanto os clientes, quanto os parceiros de negócios.

Entretanto, qual a principal diferença entre logística e gestão de cadeia de suprimentos? Como elas estão interligadas?

A principal diferença é que, enquanto a logística lida com os processos da cadeia de abastecimento de forma isolada, a gestão da cadeia de abastecimento adota uma abordagem holística e contextual, envolvendo a melhoria dos aspectos interligados e tangenciais, de forma que maximize a produtividade da organização e permita que o negócio realmente decole.

Nas palavras de Carmit Glik, CEO da Ship4wd, “a logística faz parte da cadeia de abastecimento – mas não é a cadeia de abastecimento em si. […] O objetivo da logística é garantir que o produto certo estará no lugar certo, na hora certa, da maneira mais econômica, com base nas necessidades dos clientes.”

Dessa forma, pode-se compreender a logística como um componente central da gestão bem-sucedida da cadeia de abastecimento. Contudo, o gerenciamento efetivo da cadeia de suprimentos abarca uma variedade de atividades suplementares, abrangendo, em última instância, todo o ciclo de vida de qualquer produto – desde o momento da aquisição até a sua venda.

Assim, o gerenciamento da cadeia de suprimentos e a logística se assemelham no sentido de que se encontram para movimentar, armazenar e entregar mercadorias da maneira mais eficiente possível. O direcionamento estratégico fornecido pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos orienta as operações logísticas de entrada e saída.

Por fim, é importante salientar que o gerenciamento e a logística da cadeia de suprimentos atendem às necessidades do cliente e melhoram a experiência de compra. A logística fornece feedback direto sobre a demanda do cliente. O SCM utiliza esses dados para entender o que os consumidores desejam e planejar os níveis de produção e estoque.

Uma logística confiável e econômica abre caminho para um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos. Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada resulta no atendimento de pedidos com precisão e no prazo, o que, com o tempo, atrairá novos clientes e aumentará os resultados financeiros.

* Yasmin de Lima Mohammad é Gerente de Controladoria Jurídica no escritório Cristiano José Baratto Advogados.

Referências bibliográficas:

JENKINS, Abby. Supply Chain Management vs Logistics: Differences, Similarities and Roles. Oracle. NetSuite, 2022.

VITASEK, Kate. What’s the Difference Between Logistics and Supply Chain Management? (And Why It Matters). Forbes, 2023.

Sem autor. What is Logistics And Supply Chain Management and It’s Ultimate Concept, 2020. Navata, 2020.

OUTROS ARTIGOS & NOTÍCIAS